Cerimonial de Eventos - Saiba como escolher o seu!

Postado em:
Por: Eliane Jaskievicz Carlesso
Planejar, organizar e coordenar os detalhes de um casamento para que os noivos possam aproveitar o seu grande dia, são algumas das atribuições de um bom Cerimonial de Eventos!

Um cerimonialista pode ser comparado ao “maestro que rege uma orquestra”. É ele quem repassa e reforça informações aos profissionais, que sabe de todos os detalhes que envolvem o planejamento de cada passo do evento e que deve reger o trabalho dos profissionais de uma forma com que cada um possa mostrar o que de melhor sabe fazer para que num todo o resultado supere a expectativa do casal e seus convidados.

Existem várias formas de trabalho oferecidas por profissionais dessa área:

Assessoria Completa – o profissional apresenta alguns orçamentos de cada fornecedor envolvido no evento e acompanha o casal nas reuniões e fechamento de contrato.

Assessoria Parcial – o profissional faz um acompanhamento junto aos noivos com reuniões periódicas, consultoria e troca de informações, mas não se envolve no fechamento de contratos.

Cerimonial do dia – o cerimonial apenas presta seu serviço no dia do evento atendendo cerimônia e recepção.

Eu particularmente não costumo aceitar o pacote de “cerimonial do dia”, pois se enquanto profissional tenho a obrigação de reger a orquestra (os profissionais) preciso do contato antecipado para poder ter e passar a segurança que todos precisam para executar cada etapa do evento.

Um dos fatores que vai interferir na forma de contratação de um cerimonial é o valor disponível pelos noivos para executar cada trabalho. Porém, é válido comentar que no montante total de um orçamento de casamento, um bom cerimonial, aquele que é “seus olhos, ouvidos e voz” no dia do evento não tem um valor tão expressivo que venha a justificar sua ausência ou a contratação de profissionais sem experiência. Sua responsabilidade enquanto anfitrião é tão grande que você precisa confiar esse trabalho a um profissional qualificado!

Para descontrair: Costumo dizer que para se contratar esse profissional é preciso “casar primeiro com o cerimonial” para depois realizar o enlace matrimonial do casal, pois enquanto cerimonial, como posso prestar um serviço que requer parceira, confiança e fidelidade se não há sintonia ou empatia por parte dos meus clientes!?

Resumindo, noivos: vocês devem avaliar as indicações que recebem de amigos, conversar com mais de um cerimonial para poder comparar os serviços oferecidos e contratar aquele que lhe passar mais confiança para a execução do trabalho. Dessa forma vocês se sentirão seguros e livres para curtir cada momento desse dia tão planejado e esperado: seu casamento!

Tags: Cerimonial
Voltar